Eles são apenas cinco: Hélen Lyu, Priscila Borges, Dani Morais, Saulo Roston e Diego Moraes. nesta última etapa da atração, os participantes do programa “Ídolos” receberam uma visita mais do que especial do cantor internacional Jason Mraz. O encontro vai ao ar na noite desta terça-feira (24), por volta das 23 horas, na Record.
Já no programa de quarta, quem alivia a tensão dos candidatos é a banda Fresno.
Quem você acha que merece levar o prêmio e ser considerado um ídolo? Comente!
"Estou com uma vontade enorme de sentir a energia do povo brasileiro", diz Christian Chávez em conversa com o NaTelinha
Christian Chávez é ator e cantor mexicano, conhecido no mundo todo depois de interpretar o personagem Giovanne Mendez na novela mexicana "Rebelde" e fazer parte do fenômeno grupo RBD.
Foto: Fernanda Pineda/UOL
Agora está em carreira solo e veio ao Brasil divulgar o seu disco "Almas Transparentes" e fazer shows com a sua primeira turnê "Libertad World Tour".
Em entrevista exclusiva concedida ao NaTelinha nos estúdios do UOL, Christian fala sobre sua carreira solo, a produção do CD, as expectativas para os shows e muito mais. Confira:
Foi complicada a transição do grupo RBD para a carreira solo?
Christian Chávez: É importante crescer, deixar as coisas para trás. O RBD foi uma coisa maravilhosa, mas agora tive a oportunidade de fazer um CD e estar envolvido com tudo, algo que não acontecia com RBD.
Por que o nome de "Almas Transparentes" no CD?
CC: Muitas pessoas tem problemas em ser eles mesmos, por isso o nome do CD, pois as pessoas tem que brilhar com a sua luz própria.
Como foi a produção do seu CD solo?
CC: Estive envolvido em toda a produção do CD, compus quatro das dez músicas que tem no disco. Algumas eu fiz junto ao cantor Samo, da banda mexicana Camila. Houve boatos de que você gravaria um dueto com o cantor Saulo Roston, vencedor do programa "Ídolos" de 2009. Acontecerá mesmo este dueto?
CC:Conheço o Saulo e troco várias mensagens com ele no Twitter, mas não estamos falando sobre gravar um dueto. Me falaram que ele fez uma versão da música "En Donde Estás?" em português, mas ainda não tive a oportunidade de escutá-la.
Christian Chávez e Richard Bull, seu produtor, durante bate-papo
Foto: Bruna Garritano/NaTelinha
Conheçe algum cantor ou grupo brasileiro?
CC: Conheço sim. Gosto muito do Alexandre Pires e do Lulu Santos.
Como está a expectativa para a estreia da "Libertad Word Tour" no Brasil?
CC: Estou muito animado e com uma vontade enorme de sentir a energia do povo brasileiro que é fenomenal. A tour se chama "Libertad" porque tem uma nova música que irei cantar nos shows que tem o mesmo nome. Irei cantar uma música em português, mas ainda não posso falar, porque é surpresa. Quais são os seus planos para o futuro?
CC: A vida vai nos levando aos caminhos indicados, e nesse momento o meu caminho é a música. Quero em um futuro voltar a atuar e tenho muita vontade de fazer uma peça musical, porque poderei juntar duas grandes paixões, a atuação e o canto.
Deixe um recado para os seus fãs.
CC: Quero dizer que amo todos com o meu coração, vocês são a minha vida e a razão da minha inspiração.
Se você é fã do talentoso Saulo Roston, e desejar demonstrar o carinho que você dedica a ele, não perca tempo, é só enviar um e-mail para: fa-clubeoficialsauloroston@hotmail.com, contando-nos um pouquinho da sua história, se já o encontrou e tiver foto com ele basta anexar junto ao texto, para participar não é necessário ter estado com ele, basta ser fã. Toda semana será postada uma história com um (a) fã diferente. Não perca tempo!
A grande final está marcada para 23 de setembro, com um show do sertanejo Daniel e a participação de nosso Ídolo Saulo Roston, no Via Funchal, em São Paulo.
Oito meses se passaram depois da vitória de Saulo no programa da Record, ele diz saber que o sucesso ainda vai demorar um pouco ”Ainda falta uma boa estrada pela frente”, disse à coluna Zapping.
Para tentar alavancar a carreira ele fechou contrato com Manoel Poladian, empresário de Gal Costa, Rita Lee e Erasmos Carlos, e se prepara para gravar um DVD com repertório mais autoral no fim do ano.
“Agora eu posso tocar meus projetos mais do meu jeito”, disse ele. Saulo afirma que tem orgulho de ter ganhado o reality mas reconhece que o nome da Record lhe fecha portas. “Confesso que atrapalha em alguns canais de TV, como a Globo e o SBT. Mas a Record e o SBT estão se relacionando melhor.”
O programa “Ídolos” 2010, se encaminha para a reta final. Com o último episódio se aproximando, o Brasil começa a fazer as apostas de quem será o grande vencedor da atual edição do reality show da Record, apresentado por Rodrigo Faro.
Atualmente, três pessoas disputam a finalíssima: Israel, Tom Black e Nise.
O vencedor do “Ídolos 2009”, Saulo Roston, aposta em dois nomes para a final: Nise e Israel. “Israel tem força. Nise tem a voz mais bonita da competição”, contou ele para a coluna “Zapping”, do jornal “Agora São Paulo”.
No ano passado, Saulo disputou a grande final com Diego Moraes.
Em visita á sua terrinha, Saulo Roston esteve na rádio Jovem Som FM de Presidente Venceslau,com entrevista ao radialista Edmilson Gomes e Toninho Moré! Confira as fotos do Blog do Toninho Moré ( www.toninhomore.blogspot.com/ ) Em conversa no programa da Rádio Jovem som FM ,Saulo comentou sobre novos planos de sua carreira, novo empresario, cd e dvd.
Saulo veio na região á convite do Proerd(Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência), que formou em Presidente Epitacio 650 alunos do ensino fundamental , de Epitácio e Caiuá
Saulo fez várias musicas á custico á pedidos dos ouvintes, e uma fã ligou na rádio e conversou com o Saulo e disse que no Reveillon de 2009 ela veio em Presidente Epitácio e amou ouvir ele cantar!
Vencedor da 2ª edição de "Ídolos" na Record, Saulo Roston já prepara o segundo trabalho. "É um CD e DVD praticamente novo que estou preparando para gravar no final do ano, em um show ao vivo. Estou criando esse show com meu novo empresário e quero ele fique pronto rápido", disse ele direto do camarote Brahma, na Festa do Peão de Barretos.
"Vamos levar o show para diversar cidades do País, no Mato Grosso, em Goiás... Quando ele estiver bem afinadinho, gravamos o show em São Paulo", diz ele. Espera-se que o show apresente faixas como "Amor, I Love You" e "Espelhos D'Água", que Saulo já mostra para seu público em shows atuais.
E ainda: "Estou solteiro há cinco meses. Em uma relação, quem está com você precisa de uma certa atenção, mas precisa compreender o ritmo de trabalho. Eu morava com a minha namorada na mesma casa, mas infelizmente não dava mais certo. Agora estou superbem e querendo trabalhar mais e mais. Namorar firma agora eu não quero, porque ocupa demais a cabeça. Nossa, ocupa demais (risos). Mas de vez em quando precisa, para relaxar, né? Não tem jeito...", finaliza.
Confirmado á presença do Saulo na formatura do Proerd em Presidente Epitácio (sua cidade natal)
estaremos trazendo todas as informaçoes com a cobertura do evento,com fotos e videos.
Epitácio e região,compareçam,Ginásio de Esportes ,dia 27 ,por volta das 19:30 hrs!
Saulo Roston confirma participação na formatura do Proerd em Epitácio
Dayane Thomazini, especial GN
O cantor Saulo Roston confirmou sua presença na formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) que será realizada no próximo dia 27 de agosto, sexta-feira, Ginásio de Municipal de Esportes de Presidente Epitácio.
Além do cantor Saulo Roston está confirmada também a presença da banda Marcial Antonio Zocante e grupo Nat Dance. O evento será a partir das 19 horas.
Desta vez o Proerd formará 650 alunos de escolas publicas de Presidente Epitácio e Caiuá.
O Proerd
É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
Através do livro do estudante Proerd, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
Em 2010 o Proerd iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.
Em Epitácio, o programa é desenvolvido pelos instrutores soldado Marisa Pereira da Silva e Robson Dias de Souza.
No dia 15 de agosto, foi realizado o grande show SOS Nordeste no Expresso Brasil, em São Paulo, que reuniu cerca de 5 mil pessoas. A festa contou com a presença de mais de 20 artistas.
Quem comandou o evento foram os apresentadores do programa Hoje em Dia Celso Cavallini e Gianne Albertoni, junto com a irreverente Teena do programa Legendários e os humoristas Santos e Carlinhos (Mendigo)
Parte da bilheteria do evento beneficente será revertida para a campanha SOS Nordeste.
Ao longo dos tempos, sempre houve casos de gagos na história da humanidade. Até na Bíblia encontramos histórias sobre a gagueira, e Moisés, fiel servo de Deus, é citado como o primeiro gago que se tem notícia: “Perdoa Senhor; não sou de palavra fácil: minha língua é tarda”, diz ele na Bíblia.
Outros famosos também são reconhecidos como gagos. Astros de Hollywood, como Julia Roberts e Bruce Willis, já participaram de campanhas mundiais de atenção à gagueira, contando suas experiências pessoais como gagos. No Brasil, o cantor Nelson Gonçalves (conhecido por sua música mais famosa “A volta do Boêmio”), Saulo Roston (vencedor do Programa Idolos 2009) e o ator Global Murilo Benício, também são gagos assumidos, embora não gaguejem quando cantam e durante suas atuações. Isto se explica, porque tanto na música quanto “em cena” já se prevê o que se vai cantar ou dizer, ou seja, não se lida com o desconhecido, com um interlocutor que fala sem que possamos prever seu discurso.
As causas deste distúrbio são diversas, visto que geralmente observamos um conjunto de fatores que podem provocar o aparecimento e desenvolvimento da gagueira. Já se sabe que o gago pode ter consigo uma predisposição genética que tende a ocorrer em famílias onde há membros que possuem esse distúrbio. Esta é a teoria mais atual que defende a causa da gagueira.
A literatura aponta que tudo o que somos é porque temos uma predisposição para desenvolver tal alteração, a depender de fatores sociais e emocionais que irão favorecer ou não o surgimento e perpetuação de um quadro de gagueira.
Por que surgimento e perpetuação? Fala-se assim, porque, a maior parte dos casos de gagueira, tem seu surgimento na primeira infância, por volta dos 2 a 4 anos de idade quando a criança está em pleno processo de desenvolvimento da linguagem. Embora a criança tenha alguma predisposição para o surgimento desta “gagueira”, que neste período é denominada de disfluência do desenvolvimento, sua perpetuação vai depender do meio que ela vive, ou seja, dos fatores sociais e emocionais apontados acima. As gagueiras surgidas mais tarde, na adolescência ou vida adulta, são consideradas adquiridas e merecem um olhar psicológico, além do fonoaudiológico.
Portanto, caso seu filho ou aluno ultrapasse a idade dos 04 anos e ainda gagueja, procure um fonoaudiólogo, ou oriente a família a procurar. Este profissional é habilitado para tratar distúrbios de fala como a gagueira. Quanto mais cedo esse tratamento for realizado mais breve o resultado aparecerá e menos chance haverá de uma gagueira real se instalar.
Dessa forma é fundamental que se faça precocemente um trabalho específico. Melhores resultados serão obtidos quanto mais rápida for a intervenção terapêutica fonoaudiológica especializada.
A gagueira tem cura em alguns dos casos e mesmo os que não possuem cura, sempre é possível melhorar o padrão de fluência da fala, não importando a idade da pessoa ou a gravidade da gagueira. Afinal, “Gagueira não tem graça, tem tratamento!”
Elaine Monize Lessa e Letícia Moraes Lange – Acadêmicas do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI
Andrea Cristina Rizzotto Grüdtner – Professora do Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI
O evento, que acontece no domingo (15) em SP, será promovido pelo Instituto Ressoar
Os Estados de Alagoas e Pernambuco foram atingidos por chuvas violentasque fizeram vítimas e deixaram milhares de desabrigados, no mês de junho. Sensibilizados pela situação, o Instituto Ressoar e a Rede Record lançaram a campanha SOS Nordeste, que vem arrecadando doações em dinheiro para auxiliar as vitimas dessa grande catástrofe.
Para dar continuidade a esse trabalho, no próximo domingo (15), a partir das 12h, será realizado um grande show beneficente na casa Expresso Brasil, em Aricanduva, região leste de São Paulo.
Os apresentadores Marcos Mion e Chris Flores, e os humoristas Santos e Carlinhos (Mendigo) irão comandar o evento, que terá a presença de mais de 20 artistas: Jorge & Mateus, João Neto & Frederico, Pedro & Thiago, Rud & Robson, Sampa Crew, Saulo Roston, Rodriguinho, Doce Encontro, Erick & Mateus, banda Nativus, Forró Balancear, Katinguelê, Bruno Mafra, grupo Percepção, Forró Saborear e Soul Rapaziada, entre outros.
O show terá parte da renda revertida para a campanha SOS Nordeste.
SOS Nordeste
Onde: Expresso Brasil - av. Aricanduva, 11.500, Jd. Aricanduva, São Paulo, SP Quando: domingo (15), a partir das 12h Quanto: R$ 10 (antecipado) e R$ 15 (na hora) Informações: (0xx11) 2724-2000 ou www.ressoar.org.br
Saulinho e cantora Flávia Mendonça ,fizeram ensaio de fotos pra Revista Debutantes,que breve estará nas bancas de revista de todo o Brasil, e para ter ideia de como foi o ensaio confira o making Off :
Logo que saiu campeão do programa Ídolos, da Record, Saulo Roston já anunciava: “Vai ser um álbum extremamente romântico”. Agora, seu primeiro trabalho com músicas inéditas consagra o jovem cantor como um romântico incorrigível e já conquistou o coração de milhares de fãs. Nova Paixão, primeira música de trabalho e canção que garantiu sua vitória no programa, já faz parte do repertório de boa parte das rádios brasileiras.
O primeiro CD gravado com a Warner foi produzido pelo renomado Luiz Carlos Maluly, que já trabalhou com nomes como Caetano Veloso, Cássia Eller, Daniel e Bruno & Marrone. Saulo participou ativamente de todo o processo do álbum: desde a escolha do repertório, a produção e os arranjos.
Natural de Presidente Epitácio, interior de São Paulo, Saulo Roston havia participado na edição de 2008 somente até a fase dos Workshops. Em 2009, com apenas 20 anos, retornou ao programa e superou todas as etapas e novos desafios.
Saulo Roston na redação do Fashion Bubbles Saulo começou a cantar com 12 anos. Aos 13, fez um show para 4 mil pessoas na Barra do Garças – cidade localizada na divisa dos estados Mato Grosso e Goiás. Andava sempre com o violão embaixo do braço e vivia compondo sobre qualquer tema: solidão, amor, amizade, rotina. Foi nessa época que criou “Você Foi Feita Pra Mim”, música que também está no seu CD. Aos 17 Saulo foi morar na Malásia por um ano. Chegando lá, decidiu cantar em bares para se sustentar, já que ele não se deu muito bem com a família que o recebeu no intercâmbio. Entre uma apresentação e outra, conheceu o rapper Joe Flizzow, do grupo TooPhat. Ficaram amigos e fizeram vários shows juntos, como no Asia Grammy Awards. Também por lá participou de projetos sociais e ensinou música em uma escola da região.
De volta ao Brasil, fez alguns meses de aula de canto em São Paulo. Antes do programa Ídolos, Saulo cantava em bares e eventos fechados. Atualmente ele toca violão, um pouco de piano e gosta de ouvir R&B, soul, pop, jazz, standards e música romântica.
Saulo Roston e Denise Pitta Entrevista Exclusiva Fashion Bubbles
Com o lançamento do CD Saulo Roston visitou a redação do Fashion Bubbles e conversou sobre o novo trabalho e sua carreira. O jovem talento aproveitou para degustar um vinho e ainda brincou de modelo experimentando alguns looks propostos pela equipe FB. Saulo mostrou todo seu estilo e provou que tem desenvoltura em frente às câmeras.
Durante a visita Saulo Roston apresentou algumas canções de autoria própria e concedeu uma entrevista exclusiva que você confere a seguir: 01. Quanto do romantismo presente em sua arte você traz para a vida cotidiana?
Sou um cara muito iludido com o amor e gosto de viver isso. Não diria magoado… Eu me iludo muito fácil e gosto desse clima de troca entre eu e uma pessoa, de se conhecer e começar a dividir as coisas. Já “quebrei muito a cara” por causa disso. Tem gente que gosta da conquista, mas quando a conquista é muito difícil, não gosto tanto porque sinto como se a pessoa não me quisesse. Não que me sinta desafiado, mas quando esse jogo é muito longo, fica cansativo. 02. Como você lida com o assédio das fãs? Há alguma história inusitada?
Tratar com os fãs é a parte mais legal, o carinho deles é o mais importante para mim! Quanto a histórias… Tem uma maluca sim: uma fã se encontrou comigo e grudou literalmente em “mim”, apertou e não largou! Até a voz afinou! Aí pedi, por favor, para ela me largar e ela largou. Ainda bem! 03. Como se dá seu processo criativo? Como surgem suas letras e melodias?
Minhas criações surgem naturalmente. Às vezes, estou andando na rua e surge uma melodia ou um refrão. Hoje em dia é maravilhoso, porque você pode gravar uma ideia no mp3 ou no celular, em qualquer lugar. Eu tenho um bocado de refrões que precisam de verso e vice-versa. Acho que tem alguns dias em que a gente se sinte mais propenso a criar, mais sensível… Você quer aproveitar um sentimento, uma frustração para compor uma música. O que faço muito é me colocar na pele de algum personagem, seja de um filme ou de um livro para criar. Aí me sinto como se fosse aquele personagem, as dores, alegrias, tudo… Daí sai a música. Chico Buarque era mestre nisso.
04. O que te inspira para criar?
Outras músicas às vezes me dão idéias, porque hoje em dia é difícil criar alguma coisa do nada. Você cria, mas o que é criado é produto de alguma coisa que você já escutou. Por exemplo: eu escrevo muitas de minhas letras em inglês. Quando vou mostrar a música a um amigo ele diretamente a conecta a algum artista. O que eu escuto me influencia e isso é inevitável. 05. Na música brasileira, quais são suas maiores referências?
Há muitas, mas as maiores são Marisa Monte, Roberto Carlos e Ivete Sangalo. Para mim, são os artistas que mais bem administraram suas carreiras. Eles cantam bem e são muito queridos. A Ivete Sangalo é um pouco mais aberta, no sentido “extra palco”. Ela abre sua casa para a imprensa, mostra a família, o companheiro etc.
Já o Roberto Carlos e a Marisa Monte, não; Ninguém sabe muito da vida pessoal. Porque, às vezes, você fica sabendo de algumas coisas da vida pessoal de algum artista e essas coisas acabam te desagradando e, depois, para você refazer a imagem que você tinha antes dessa pessoa é bastante difícil. Eu admiro como eles conseguiram dirigir suas carreiras. 06. Qual a sua relação com a moda?
Moda? É coisa com que eu mais gasto dinheiro! Eu adoro roupa! Não sigo tanto os desfiles, mas é essencial que o artista tenha em mente que ele precisa de uma imagem própria. Hoje, o áudio, por si só não é tão importante. O que fala mais alto é a indústria áudio-visual. A gente entra muito em programas de TV, videoclipes etc. O rádio é super importante, é o que te “estoura”, mas a imagem está de igual para igual. Eu até tenho um profissional que me veste, o Marquinhos Nina – um artista! 07. Você acha que a sua imagem te ajudou a vencer o programa Ídolos?
Se ajudou! A imagem influencia e a roupa tem grande papel nisso. A roupa, ou ela te esconde, ou ela te dá para o público. A roupa diz o que a pessoa é, de certa forma e isso é muito legal no palco. E quando eu digo “roupa” e “imagem” me refiro também a estilo de cabelo, maquiagem e outras coisas. É a roupa que faz com que você seja visto por toda a platéia. Desde o cara que está na primeira fila, até aquele que está na última. 08. Você tem alguma preferência por marcas?
Na verdade, eu uso de tudo. Não me prendo à marca, eu gosto da peça. Gosto muito de roupa de brechó. Você acha umas roupas antigas que, dando uma tingida aqui, uma ajustada ali, funcionam muito bem. Eu gosto de roupas que me dão destaque. Gosto de decotes, aliás, no programa Ídolos, usei uma “gola V” que ia até o meio da barriga, gigante! A roupa foi feita para acrescentar naquele jogo de atração. A roupa deve contribuir nesse sentido.Uma marca da qual gosto muito se chama RC3. Gosto também do trabalho da Carmargo Alfaiataria, é maravilhoso! Os ternos são todos feitos sob medida. Também me agradam algumas coisas da Armani. 09. Como você lida com o público gay?
Eu tenho muitos amigos gays e não tenho preconceito algum. Aliás, acho que a diferença do público gay para o público hétero é que o gay é mais fiel. Recentemente, fui cantar com o Wando na “The Week” [casa noturna GLS da capital paulista] e a primeira coisa que eu falei foi: “aqui é o lugar mais legal do mundo, porque aqui é o único lugar onde nós vamos receber calcinha e cueca!”Eu não tenho preconceito, sou hétero assumido [risos]. Não há diferença e se há é que os gays são um público mais fiel ao artista. Então, gays, eu amo vocês!
Quando eu vou me relacionar com uma fã, eu a abraço para tirar uma foto e tal. Quando chega um homem, que eu vejo que é hétero, eu o cumprimento e tiro foto. Agora, quando chega um homem gay, ele, de certa forma, me vê como aquela fã me vê. Então eu o abraço da mesma maneira que abraço as mulheres que admiram o meu trabalho, porque é isso que ele quer. Em visita ao Fashion Bubbles Saulo experimentou diversos looks propostos pela equipe FB Foto: Divulgação
Saulo Roston, Marlos Meilus (maquiador e sócio do studio MMeilus) e Denise Pitta (editora e uma das criadoras do Fashion Bubbles)
Primeiro Look – Em um dos visuais, as peças da Foxton (camiseta vermelha, camisa xadrez e tênis) acompanharam a calça jeans e cinto Iódice. / Segundo look – Calça jeans acompanhou a camiseta polo de manga comprida, com detalhes de brilhos que quebraram as cores mais neutras e escuras das quais ele tanto gosta. A jaqueta Boone arrematou a composição.
Primeiro Look – Em um dos visuais, as peças da Foxton (camiseta vermelha, camisa xadrez e tênis) acompanharam a calça jeans e cinto Iódice.
O blazer cinza da AD sobrepôs a camiseta de mesma cor, da Addict. Para complementar, foi usada calça do acervo pessoal e cinto do acervo do Fashion Bubbles. Nos pés do ídolo? Tênis Limits.
Em um dos visuais, as peças da Foxton (camiseta vermelha, camisa xadrez e tênis) acompanharam a calça jeans e cinto Iódice.
O primeiro look foi formado por itens do próprio artista. No segundo, a calça jeans de lavagem escura acompanhou blazer cinza da AD sobrepondo a camiseta de mesma cor, da Addict. Para complementar, foi usada calça do acervo pessoal e cinto do acervo do Fashion Bubbles.
O jovem talento aproveitou para degustar um vinho e ainda brincou de modelo experimentando alguns looks propostos pela equipe FB Agradecimentos especiais Créditos
Stlyling: Eduardo Seemann
Fotografia: Vivyane Garbelini
Edição de Imagens: Priscila Soares
Entrevista: Augusto Paz
Texto: Samantha Mahawasala
A maquiagem ficou por conta de Marlos Meilus, que também ajudou na direção de fotografia da sessão. Quem cuidou do hairstylist foi Leadro Montesino, os dois do studio MMeilus, que sempre apoia talentos.
Veja o vídeo de Saulo Roston cantando “Nova Paixão”, no Ídolos 2009
Vim aqui desvendar o misterio, o Saulo não é mais gago!?
Não ele ainda é, gagueira não tem cura! mas como tudo na vida, damos um jeito né não?
então, o Saulinho tá usando um aparelho chamadoSpeechEasy
Antes demais nada, consultei uma amiga que é estudante do ultimo semestre de fonoaudiologia,
Por Tainá felice
A gagueira também é conhecida como disfluência, mas o que seria isso?
Disfluência é qualquer modo de falar que não seja fluente, ou seja, agradável para se ouvir. A gagueira é caracterizada por um grande numero de interrupções e hesitações. Qualquer pessoa esta sujeito a ter momentos com gagueira.
Veja abaixo algumas situações em que a gagueira é mais comum, e aceitável, ainda não é considerado uma patologia:
Ter que repetir o que falou para que a outra pessoa preste atenção;
Quebra de pensamento, ou falta de domínio sobre o assunto que vem falando;
Ter tempo limitado para falar, isso faz com que a pessoa fale rápido demais, prejudicando assim seu ritmo de fala;
Ter que falar em publico;
Ter que se explicar, isso seria ter que falar sobre pressão;
Falar quando está sobre forte emoção.
Veja abaixo as dificuldades de fala que pode ser considerado como gagueira:
Repetir silabas (pa, pa, pa);
Alongar sons: meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesa;
Bloqueios; não consegue terminar uma palavra, ou demora demais para terminar;
Pausas durante a fala, ficar muito tempo sem falar nada;
Frases incompletas, não conseguir terminar frases;
Inserção de sons estranhos na fala; ter algum som que faz com que a pessoa solte a fala, exemplo seria ter que colocar sempre a silaba /ca/ ou qualquer outra para falar qualquer palavra;
Mudança de tonalidade na intensidade da voz, quem alguns momentos fala grosso, outros momentos fala mais fino;
Não ter ritmo, falar sempre na mesma velocidade;
Usar artifícios corporais para falar, tremer a boca, mexer ombro, piscar, bater o pé, etc;
Alterações fisiológicas durante a falar, suor excessivo, batimento cardíaco acelerado.
Como ajudar uma pessoa com gagueira?
Preste atenção no que ele está falando, dê atenção;
Parar de falar, e deixar que a pessoa com gagueira responda;
Encorajar o gago;
Jamais interromper na hora que esta falando, mesmo que demora em terminar palavras ou frases, ele tem que ter seu tempo;
Forçar a falar
Fazer com que o gago aceite a sua gagueira, e mostrar a ele que seu problema não é o pior do mundo;
Ainda não se descobriu cura para a gagueira, porque ela não tem uma causa certa, ninguém sabe se ela é de origem emocional, como ela é adquirida, mas o fonoaudiólogo é o profissional que realiza o tratamento dessa patologia, ele realiza terapias, e faz com que esse problema se amenize e com que o seu portador tenha uma vida normal.
Tecnologia para Fluência da Fala
SpeechEasy é uma ferramenta, testada e provada, usada para reduzir a gagueira e para ajudar a melhorar a fluência. Enquanto não existe a cura da gagueira, nós podemos ajudá-lo a recuperar o controle de sua fala e de sua vida. A confiança que você ganha dizendo o que quiser, e quando quiser, é imensurável. Você já não temerá funções sociais ou não ficará quieto quando realmente quiser falar. Nós temos recebido retornos muito positivos, mostrando que grandes mudanças na vida são possíveis quando é usado o nosso aparelho de gagueira.
Tratamento de Gagueira
O tratamento de gagueira vem de um longo caminho. O uso do Retorno Auditivo Alterado (Altered Auditory Feedback – AAF) para ajudar pessoas que gaguejam é recorrente há um longo tempo. Este tratamento possui o objetivo de tornar as pessoas mais fluentes e originou-se essencialmente de um desafio clínico de muito tempo, devido aos aparelhos grandes e volumosos que eram usados para fornecer os efeitos.
Aparelhos de Gagueira SpeechEasy
Estes aparelhos de gagueira são pequenos e discretos – desenvolvidos através de recentes avanços na tecnologia que permitiram que fossem usados fora de ambientes clínicos. O SpeechEasy é baseado no fenômeno natural chamado “efeito coro”. O “efeito coro” ocorre quando pessoas que gaguejam falam e/ou lêem ao mesmo tempo que outras. Quando o efeito acontece, a gagueira é reduzida ou até mesmo eliminada. Este “efeito coro” tem sido bem documentado por décadas; entretanto, apenas recentemente os cientistas conseguiram recriá-lo em um pequeno e utilizável aparelho para tratamento de gagueira, que pode ser usado no dia-a-dia.
O SpeechEasy é usado de modo similar a um aparelho auditivo. Entretanto, ao invés de amplificar o som, é usada uma tecnologia chamada Retorno Auditivo Alterado (Altered Auditory Feedback – AAF) para recriar e otimizar o efeito coro. Então, quando alguém fala enquanto usa um SpeechEasy, suas palavras são digitalizadas e retransmitidas em sua orelha com um ligeiro atraso e modificação na freqüência (tom). Em conseqüência, o cérebro percebe que está falando junto com outra pessoa. Esta percepção de “falar em conjunto” cria o “efeito coro”, assim reduzindo ou mesmo eliminando a gagueira.
Resultados
Assistência à gagueira que traz resultados
O tratamento da gagueira com SpeechEasy tem mostrado resultados eficazes na melhora da fluência em mais de 75% das pessoas.
Enquanto não há uma cura, o SpeechEasy tem demonstrado potencial para ajudar a maioria dos pacientes. Esta observação é refletida nos resultados de pré-seleção e adaptação dos aparelhos em pessoas que gaguejam, de todas as idades, durante os últimos anos. Nosso processo de seleção e avaliação pode predeterminar se o SpeechEasy irá funcionar para você.
Quais os resultados mais freqüentes na fluência?
A maioria dos usuários iniciais experimentam melhorias de moderada a significante durante o tempo, com benefícios máximos ocorrendo assim que eles vão se familiarizando e se sentindo confortáveis com o aparelho. Enquanto alguns usuários de SpeechEasy apresentam melhorias imediatas na fluência, outros não. E ainda, nosso mais popular aparelho é tão pequeno, que na maioria das situações, as pessoas não irão nem perceber que você está usando um.
Terapia de Gagueira tem um Papel Fundamental
Nós achamos que receber uma manutenção da terapia da fala, de um profissional certificado, pode ter um papel vital no alcance dos mais altos graus de fluência possíveis. Estes profissionais podem oferecer treinamentos terapêuticos, exercícios e aconselhar o que pode ajudá-lo a obter mais conforto e benefícios de seu SpeechEasy.
A melhoria da fluência resulta em impacto para muitas situações que exigem a fala. Se é moderada ou intensa, o SpeechEasy provou-se benéfico para milhares de usuários numa variedade de situações que poderiam ser afetadas por problemas de fala ou gagueira:
Conversas do dia-a-dia
Reuniões de negócios
Leitura em voz alta
Telefonemas
Apresentações e discursos em público
Resultados Positivos nos Exames e Estudos
Descobertas Mostram que a Assistência à Gagueira Conduz à Melhoria da Fluência.
Exames e estudos positivos de clientes reforçam nossas descobertas sobre melhorias na fluência. Uma recente avaliação de satisfação de clientes de SpeechEasy revelou que:
Quase 80% de nossos clientes estão satisfeitos com sua decisão de obter seu aparelho e ainda comprariam se tivessem a decisão de fazê-lo novamente.
Quase 90% disseram que recomendariam que seus amigos que gaguejam considerassem o aparelho como uma opção de tratamento.
Além das descobertas sobre melhoria na fluência, pessoas que usam o SpeechEasy também relatam um elevado senso de segurança, liberdade e autoconfiança, assim como melhoras nos relacionamentos sociais e profissionais (que é o subproduto natural de estar apto a se comunicar mais efetivamente).
Coerente com os resultados dessa avaliação é um estudo publicado no ano passado no prestigiado “International Journal of Language Communication Disorders” (Jornal Internacional de Desordens na Comunicação da Língua). O estudo relatou que o SpeechEasy reduziu significativamente o número de sílabas gaguejadas, enquanto ajudava a produzir uma fala que soava mais natural. Resultados de estudos complementares e próximos de ser publicados estão seguindo a mesma linha desses já relatados.